Igreja Paroquial de Santiago

( Séc.XIII) (Reconstrução Séc. XVIII)

 

Erguida, segundo a tradição, no local da mesquita menor. Com origem no séc. XVII, sofreu sucessivas modificações. Arquitectonicamente pobre, guarda, porém, um valioso conjunto de imagens e pinturas, algumas provenientes de extintos conventos. Entre as imagens merecem destaque a de Nossa Senhora da Conceição (séc. XVIII), na capela-mor, de Nossa Senhora a Franca (possivelmente do séc. XVI) e a Sagrada Família (séc. XVIII) em capelas laterais. Na sacristia uma interessante imagem de Nossa Senhora (séc. XV?) e outras dos sécs. XVII e XVIII.

in Região de Turismo do Algarve - Visitar Tavira 

Igreja de Santiago

Diz-se que foi edificada sobre o local da mesquita menor da cidade, no século XVII. Fica localizada na Rua Paio Peres Correia, quase em frente à Igreja de Santa Maria do Castelo.
De arquitectura simples, possui na fachada uma figura que evoca este cavaleiro da Ordem de Santiago, personagem com papel preponderante na reconquista de Tavira e referenciado em muitos locais da cidade.
Possui ainda uma valiosa colecção de estátuas e pinturas, salientando-se a imagem de Nossa Senhora da Conceição (século XVIII), na capela-mor, cujo retábulo é em talha; é também em talha o retábulo da Capela das Almas.
Merecem especial referência a imagem de Nossa Senhora a Cândida, do século XVI, e a imagem da Sagrada Família, do século XVIII.


Clix - Canal Viajar - Filomena Gonçalves

  Igreja de Santiago  

A Igreja de Santiago foi edificada no local da antiga mesquita menor, e é pobre em termos arquitectónicos. Da sua fachada destaca-se uma figura em massa evocativa de D. Paes Peres Correia, mestre da Ordem de Santiago. As suas riquezas principais são as peças de arte sacra guardadas no interior, como sejam as imagens da Sagrada Família, de Sant'Ana e de São Joaquim (séc. XVIII) e ainda as talhas do retábulo da capela-mor ou o da capela das Almas.

http://www.terravista.pt/Guincho/1033/monumento.htm

     
 

Igreja Matriz de Santiago

Die Igreja Matriz de Santiago finden Sie innerhalb der alten Kastellmauern in der historischen Altstadt an der Calçada de Paio Peres , etwas unterhalb der großen Igreja Santa Maria do Castelo.

Sie stammt aus der 2.Hälfte des 13.Jh. und wurde vermutlich auf den Trümmern einer Moschee erbaut. Das Erdbeben von 1755 richtete schwere Zerstörungen an, mit dem Wiederaufbau wurde aber danach sofort begonnen.
Interessant ist die rechte Außenseite der Kirche. Sie können gut erkennen, wie das Bauwerk mit seinen vielen verschachtelten Anbauten an das abfallende Gelände angepaßt wurde.

Über dem einfachen Hauptportal ist ein Medaillon aus Putz angebracht, das den Schutzheiligen der Kirche, São Tiago (= St. Jakob), auf einem Pferd zeigt.

Im Innern der einschiffigen, sehr schlichten Kirche sind neben den Altarbildern verschiedene Heiligenfiguren aus dem 17./18.Jh. erwähnenswert, die zum Teil während der Säkularisierung aus anderen Klöstern in die Kirche gebracht wurden.

Leider ist auch diese Kirche - außerhalb der Messen - für Besucher nicht zugänglich.

http://www.algarve-reisen.com/tavira/tavirasanti.htm

   
LOCALIZAÇÃO
A Igreja de Santiago situada na margem direita do Gilão, a meio da Rua Dom Paio Peres Correia, fica no sopé da pequena colina que dá acesso ao Castelo e ao Alto de Santa Maria.
HISTÓRIA
É provável que a sua construção remonte aos fins do século XIII (1270) data da criação da freguesia e que por documento de doação sabemos ter sido doada ao Bispo de Silves por D. Afonso III.
O templo primitivo pertenceu à Ordem Militar de Santiago da Espada e terá sido construída por cima da "mesquita-menor" dos mouros parecendo que algumas das suas dependências, como é o caso do recinto cilíndrico anexo à sacristia, sejam dessa época.
A actual torre sineira foi construída em 1787.
No ano de 1993  beneficiou de reparações.
EXTERIOR
A fachada, reconstruída após o terramoto de 1755, é de uma arquitectura simples e ao lado do pórtico rasgam-se duas janelas e ao centro um trabalho em massa representa a figura de Santiago a cavalo empunhando uma espada.
Observe-se o conjunto de cúpulas e torres que na ala direita sobem até ao Alto de
Santa Maria e que constituem um pormenor harmonioso com o declive do terreno.
INTERIOR
O templo é de uma única nave, muito ampla e a abóbada de berço, muito alta, assenta em grossas paredes.
Altar-mor -- Destacamos três imagens: Ao centro -- Santiago (segurando um galhardete), do lado do Evangelho -- Sagrado Coração de Jesus e do lado da Epístola -- Nossa Senhora da Conceição.
Na parede lateral direita (lado do Evangelho) estão quatro altares e que da entrada para o altar-mor são:
ALTAR DE NOSSA SENHORA DA GRAÇA -- Cuja imagem terá pertencido à Igreja do Convento da Graça e que veio para Santiago em 1834 na altura das apropriações pelo liberalismo. Ao cimo podemos observar três imagens da Sagrada Família.
ALTAR DE SANTA RITA DE CÁSSIA
ALTAR DE NOSSA SENHORA DO LEITE ou NOSSA SENHORA A FRANCA
-- Segundo parece esta imagem veio da cidade de Tânger e foi trazida para aqui aquando da oferta da cidade marroquina aos ingleses e por ocasião do casamento de Carlos II de Inglaterra com a princesa D. Catarina de Bragança, filha de D. João IV.
ALTAR DAS ALMAS
-- Com a imagem de S. Gabriel
Na parede do lado esquerdo (lado da Epístola) dispõem-se outros quatro altares:
CAPELA DO BAPTISTÉRIO
ALTAR DO CALVÁRIO
-- Ao centro tem a imagem de Cristo Crucificado com S. João Baptista e Santa Madalena.
CAPELA DO SANTÍSSIMO SACRAMENTO
-- Esta capela fica imediatamente a seguir à porta de entrada lateral e é uma capela apêndice à Igreja.
ALTAR DE NOSSA SENHORA DE LOURDES
-- É um altar de construção recente e foi inaugurado em 1926 pelo Bispo do Algarve, D. Marcelino Franco.

http://br.geocities.com/santiagotavira/igrejadesantiago.htm